domingo, 13 de setembro de 2009

9º ANO - Cronograma de Aulas: Cultura local: da literatura ao teatro performático

Disciplina : Artes Visuais

No total de horas-aulas: 05

Semestre: 2º - 2009 - Curso: 9º ano - Turno: Matutino


Conteúdo:

Cultura local, cultura popular, cultura erudita – apresentados através de cópias de produções artísticas, tradicionais e contemporâneas, e por manifestações artísticas produzidas em Mato Grosso do Sul;

Desenho – elementos formais e informais; pintura – estudos de cores, literatura; fotografia digital, vídeo e informática.


Objetivos Gerais:

Propiciar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental fazerem relações entre cultura local, cultura popular e cultura erudita – representadas por produções artísticas sul-mato-grossenses e por produções artísticas conhecidas por eles – com o uso de tecnologias, elementos formais e elementos informais nas aulas de Artes.

Despertar nos alunos um entendimento maior sobre cultura local, tecnologias e a relação dessas com o seu cotidiano.


Recursos:

Caixa de Obras completas do escritor Hélio Serejo que será levada pelo professor, Telefones celulares com câmeras digitais integradas e Câmeras fotográficas digitais


1ª aula – Data – Quarta-feira – 16 de setembro de 2009

Apresentação de nosso plano de aulas;

Entrega aos alunos do questionário e solicitação das respostas para conhecimento dos alunos por parte do professor e estudo comparativo que se pretende fazer no relatório final deste;

Sondagem sobre a disponibilidade da turma quanto aos recursos tecnológicos que faremos uso; celulares, computadores, câmeras fotográficas digitais;

Passar o endereço do blog Artes Visuais – Cultura Local;

Leitura dramática dos textos literários que forem escolhidos pelos alunos;


2ª aula – Data – Sexta-feira – 18 de setembro de 2009

Continuação da leitura dramática dos textos literários que forem escolhidos pelos alunos;

A partir daqui, nesse período, as atividades vão ser todas propostas para serem desenvolvidas em grupos;

Divisão da turma em grupos com 5 a 7 alunos cada e divisão das tarefas entre os componentes; fotografar ou filmar – 2 alunos -, atuar – 3 a 4 alunos, e digitar – 1 aluno -; em cada grupo um aluno deverá ter máquina fotográfica digital ou celular com câmera integrada, um com celular ou câmera fotográfica que faça filmagem e um com computador em casa; Caso isso não ocorra, será disponibilizado pelo professor. Será feita a eleição pelos membros do grupo de quem vai desenvolver qual função, inclusive a de diretor que também será o coordenador do grupo;

Cumprida essa etapa será passada aos alunos a temática do teatro performático – Cultura Local através da literatura de Hélio Serejo;

Introdução de teoria sobre cultural local e teatro performático, textos em anexo;


3ª aula – Data – Quarta-feira – 23 de setembro de 2009

Continuação de teoria sobre cultural local e teatro performático;

Os grupos irão apresentar suas propostas de teatro performático a partir da literatura de Hélio Serejo; farão ensaios;


4ª aula – Data – Sexta-feira – 25 de setembro de 2009

Apresentação dos ensaios e comentários a partir deles;


5ª aula – Data – Quarta-feira – 30 de setembro de 2009

Apresentação final dos grupos e seus trabalhos de teatro performático a partir da literatura de Hélio Serejo evidenciando a Cultura Local. Nesta etapa tentar-se-á fazer as apresentações para toda a comunidade da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Correa. Caso isso não seja possível – serão passadas para a coordenação da Escola cópias das filmagens e fotografias feitas pelos grupos que poderão ser apresentadas à comunidade escolar numa posteridade pela própria escola.


Avaliação:

A avaliação se dará da seguinte forma:


A capacidade de acompanhamento entre prática e teoria dos alunos; que será registrado através de anotações de percepções feitas pelo professor durante as aulas;

O entendimento do aluno sobre a utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas para o aprendizado;

O entendimento do aluno na interpretação e adaptação do texto literário – gênero conto – para o teatro performático;

O empenho e envolvimento do aluno nas fases da atividade proposta; realização das atividades propostas, a realização do trabalho final e o trabalho final em si, levando em conta a utilização das teorias passadas pelo professor;

A “criatividade” na elaboração dos teatros performáticos pelos grupos: relação entre obra literária e espetáculo, obra e cultura local etc.