domingo, 13 de setembro de 2009

7º ANO - Cronograma de Aulas: Cultura local na Internet


Disciplina : Artes Visuais

No total de horas-aulas: 05

Semestre: 2º - 2009 - Curso: 7º ano - Turno: Matutino


Conteúdo:

Cultura local, cultura popular, cultura erudita – apresentados através de cópias de produções artísticas, tradicionais e contemporâneas, e por manifestações artísticas produzidas em Mato Grosso do Sul;

Desenho – elementos formais e informais; pintura – estudos de cores, literatura; fotografia digital, vídeo e informática.


Objetivos Gerais:

Propiciar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental fazerem relações entre cultura local, cultura popular e cultura erudita – representadas por produções artísticas sul-mato-grossenses e por produções artísticas conhecidas por eles – com o uso de tecnologias, elementos formais e elementos informais nas aulas de Artes.

Despertar nos alunos um entendimento maior sobre cultura local, tecnologias e a relação dessas com o seu cotidiano.


Recursos:

Computador, Data Show, Telefones celulares com câmeras digitais integradas ou Câmeras fotográficas digitais


1ª aula – Data – Quarta-feira – 16 de setembro de 2009

Apresentação aos alunos do plano de nossas aulas;

Entrega aos alunos do questionário e solicitação das respostas para conhecimento dos alunos por parte do professor e estudo comparativo que se pretende fazer no relatório final deste;

Sondagem sobre a disponibilidade da turma quanto aos recursos tecnológicos que faremos uso; celulares, computadores, câmeras fotográficas digitais;

Introdução da teoria sobre vídeo, fotografia e Internet, conforme texto em anexo;


2ª aula – Data – Sexta-feira – 18 de setembro de 2009

Introdução de teoria sobre cultural local, utilizando como suporte teórico o texto em anexo a este;

Passar o endereço do blog Artes Visuais – Cultura Local;

A partir daqui, nesse ano, as atividades vão ser todas propostas para serem desenvolvidas em grupos;

Divisão da turma em grupos com 5 alunos cada e divisão das tarefas entre os componentes; fotografar ou filmar – dois alunos -, entrevistar, e digitar – os outros 3 alunos -; em cada grupo um aluno deverá ter máquina fotográfica digital ou celular com câmera integrada, um com celular ou câmera fotográfica que faça filmagem e um com computador em casa. Será feita a eleição pelos membros do grupo de quem vai desenvolver qual função, inclusive a de coordenador do grupo;

Cumprida essa etapa, serão passados aos alunos os questionários sobre cultura local que eles deverão ser respondidos pelo artista e deverão fazer registros com vídeos e/ou fotografias;


3ª aula – Data – Quarta-feira – 22 de setembro de 2009

Continuação da teoria sobre vídeo, fotografia e Internet, relacionando-as com a teoria sobre cultura local;

Os grupos irão confrontar os dados das entrevistas entre eles, para verificar as informações que cada um traz, para apresentar na próxima aula em grupos para a turma;

Continuação de teoria sobre cultura local baseando-nos no texto em anexo.


4ª aula – Data – Sexta-feira – 25 de setembro de 2009

Apresentação do material recolhido, já editado para PowerPoint por cada grupo, à turma; nessa etapa serão utilizados Data Show e computador


5ª aula – Data – Quarta-feira – 30 de setembro de 2009

No laboratório de informática da Escola, os grupos farão a montagem de blogs, no ambiente virtual do Google; com nomes, modelos e cores, por eles escolhidos, com o material que tiverem à mão. Como o ambiente é restrito a normas do mesmo, os alunos deverão usar de suas criatividades para diferenciar um do outro.


Avaliação:

A avaliação se dará da seguinte forma:

A capacidade de acompanhamento entre prática e teoria dos alunos, que será registrado através de anotações de percepções feitas pelo professor durante as aulas;

O entendimento do aluno sobre a utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas para o aprendizado;

O empenho e envolvimento do aluno nas fases da atividade proposta; realização das atividades propostas, a realização do trabalho final e o trabalho final em si, levando em conta a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis e as teorias passadas pelo professor;

A “criatividade” na elaboração dos blogs pelos grupos: quantidade de fotografias por eles publicadas no ambiente virtual, quantidade de informações catalográficas das fotografias, vídeos, a entrevista, em fim, o conjunto de informações sobre a cultura local.