domingo, 13 de setembro de 2009

8º ANO - Cronograma de Aulas: Representação da cultura local através de desenhos de observação


Disciplina : Artes Visuais

No total de horas-aulas: 05

Semestre: 2º - 2009 - Curso: 8º ano - Turno: Matutino


Conteúdo:

Cultura local, cultura popular, cultura erudita – apresentados através de cópias de produções artísticas, tradicionais e contemporâneas, e por manifestações artísticas produzidas em Mato Grosso do Sul;

Desenho – elementos formais e informais; pintura – estudos de cores, literatura; fotografia digital, vídeo e informática.


Objetivos Gerais:

Propiciar aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental fazerem relações entre cultura local, cultura popular e cultura erudita – representadas por produções artísticas sul-mato-grossenses e por produções artísticas conhecidas por eles – com o uso de tecnologias, elementos formais e elementos informais nas aulas de Artes.

Despertar nos alunos um entendimento maior sobre cultura local, tecnologias e a relação dessas com o seu cotidiano.


Recursos:

Folha de papel sufite tamanho A4, Folha de papel cartolina tamanho A3, Lápis preto de diferentes números, Borracha e Objetos da cultura local ou não com formas diferentes: quadrada, redonda, circular, cilíndrica etc.


1ª aula – Data – Terça-Feira – 15 de setembro de 2009

Apresentação aos alunos do plano de nossas aulas;

Entrega aos alunos do questionário e solicitação das respostas para conhecimento dos alunos por parte do professor e estudo comparativo que se pretende fazer no relatório final deste;

Passar o endereço do blog Artes Visuais – Cultura Local;

Será dado início as atividades de desenho de observação, com exercícios em folhas de papel A4, uma vez que trabalharemos os elementos formais primeiro, juntamente com a explicação teórica, conforme texto xerocopiado entregue a eles.


2ª aula – Data – Quarta-feira – 16 de setembro de 2009

Continuação do desenho de observação de elementos formais; objetos quadrados, retangulares, circulares, curvos, de linhas sinuosas. Sendo que todos serão feitos em separados e em folha de papel A4;




3ª aula – Data – Terça-feira – 22 de setembro de 2009

Desenho de observação com grupo de peças de elementos formais com formatos diferentes entre eles, para que os alunos percebam as relações entre eles. Aqui já se dará a introdução de elementos que representam a cultura sul-mato-grossense; vasos de Cerâmica Kadiwéu e Terena, esculturas dos Bugres da Conceição, Cerâmicas de artesão sul-mato-grossense entre outras levadas pelo professor, e, juntamente com eles entraremos com a teoria sobre a cultura do Estado, conforme texto, em anexo, xerocopiado entregue aos alunos. Os exercícios ainda serão feitos em folha de papel tamanho A4.


4ª aula – Data – Quarta-feira – 23 de setembro de 2009

A turma será dividida em grupos de 5 alunos e cada grupo desenhará em papel A3 o mesmo objeto da cultura local; vasos de Cerâmica Kadiwéu e Terena, esculturas dos Bugres da Conceição, Cerâmicas de artesão sul-mato-grossense entre outras levadas pelo professor, o desenho será individual. Aqui os alunos serão conduzidos a usar luz e sombra para que consigam dar volumes nos trabalhos.


5ª aula – Data – Terça-feira – 29 de setembro de 2009

Continuação do trabalho iniciado na 4ª aula para que os alunos façam a finalização da atividade.


Avaliação:

A avaliação se dará da seguinte forma:


A capacidade de acompanhamento entre prática e teoria dos alunos; que será registrado através de anotações de percepções feitas pelo professor durante as aulas;

O entendimento do aluno sobre as relações forma, luz, sombra e volume;

O empenho e envolvimento do aluno nas fases da atividade proposta; realização das atividades propostas, a realização do trabalho final e o trabalho final em si, levando em conta a utilização das teorias passadas pelo professor;

Uma redação/comentário por escrito que será solicitada aos alunos sobre as imagens, os elementos formais e informais e do contexto cultural das obras trabalhos nas aulas.